Saiba como a Fiat Chrysler conseguiu economizar em sua Central de Água Gelada

A Fiat é uma marca global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis. O Grupo tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. A FCA é líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil.

Em 2015 a FCA desenvolveu em Pernambuco, o Polo Automotivo Jeep. Localizado na cidade de Goiana.

A fábrica ocupa uma área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. A capacidade máxima é de 60 carros por hora.

Para atender todos os processos produtivos desta grande fabrica a mesma conta com um central de água gelada de 15.000 TR composta por 8 Chillers centrífugos de grande capacidade que atendem as mais diversas áreas de produção do complexo.

A fábrica da FCA no Brasil tem o objetivo de ser uma das plantas mais eficientes do mundo dentro do grupo. Para ajudar nessa missão ela contratou a CCN Automação para realizar um projeto com objetivo de aumentar a eficiência energética da central de água gelada, reduzindo seu consumo nominal de energia elétrica. Tudo isso de forma segura sem afetar a produção que funciona 24 horas por dia.

A equipe de engenharia de aplicação da CCN Automação implantou um sistema especial dotado de rotinas patenteadas que rodam algoritmos de inteligência artificial (IA) que visam reduzir a relação KW/TR da planta. O processo passou por uma fase de instalação física, comissionamento, ajustes e acompanhamento da partida, onde se verificou o desempenho da planta em operação com e sem o sistema de otimização ativado. A nova camada de otimização preservou ainda toda instalação original comunicando-se com ela através dos protocolos abertos BACNet e Modbus, podendo extrair dessa forma todas as informações necessárias para rodar as rotinas de otimização.

O projeto encontrou vários desafios, entre eles as altas temperatura e umidade ambiente típicas da região e a limitação da faixa de ajuste da temperatura de água gelada pois as cabines de pintura exigiam sempre temperaturas de água muito baixas em seu processo de desumidificação.

Mesmo com todas as dificuldades encontradas os resultados colhidos após a implementação e refinamento da solução foram extraordinários e podem ser conferidos no gráfico abaixo. Eles representam o KWh do sistema sem otimização (curva laranja) x sistema otimizado (curva cinza).

A diferença entre as duas curvas se traduz na economia real gerada que foi de aproximadamente 10,6% ou 2,57GWh/ano.

A CCN Automação é uma empresa especializada na venda e implementação de sistemas digitais para automação, proteção e segurança que está presente no mercado há quase 20 anos, trabalhando sempre na vanguarda da tecnologia mundial.  A CCN já implementou centenas de milhares de pontos de controle ao longo de sua história e possui enorme know-how com uma equipe altamente experiente para executar os projetos mais desafiadores.

Para saber mais sobre como a CCN Automação pode ajudar a sua empresa a se modernizar e economizar, veja nossas soluções!
Brand image