Blog

Escrito por imaginando - 10 de abril , 2017

Operação Remota – Uma ferramenta para otimização de custos

Há mais de 20 anos trabalhando com sistemas de automação predial, uma coisa sempre me incomodou e com certeza também incomoda a maioria dos colegas da área: afinal porque depois de se fazer o investimento em sofisticados sistemas de automação predial, simplesmente abandonamos a operação dos empreendimentos ou na maioria das vezes relegamos a operação do mesmo a pessoas não qualificadas?

É incrível perceber que todos têm “alguma” noção que muito dinheiro está sendo desperdiçado com energia elétrica, água, gás, mão de obra e outros insumos, mas a situação é a mesma na maioria dos lugares.

Existem muitas explicações para tal fenômeno, as mais variadas possíveis, a mais clássica talvez seja a de que algumas vezes o investidor não é a mesma figura do usuário/administrador do empreendimento, com isso a obra é realizada com a missão de seguir um rito formal de entrega e não é feita a devida transição para a equipe de operação. Com o aceite na mão todos dizem …. “hasta la vista baby”!!

Talvez o melhor fator que explique o fato dos sistemas serem operados por pessoas pouco habilitadas seja a questão custo (sempre o custo irracional dominando nossa engenharia no Brasil), afinal um operador qualificado pode custar muito mais “caro”.   Se levarmos em conta que para se extrair um real desempenho otimizado do sistema de automação existe a necessidade deste profissional ser multidisciplinar, de entender de tudo um pouco, seja ar condicionado, elétrica, hidráulica, automação, etc, esse custo subirá consideravelmente. Por fim o profissional precisa ainda ter um bom grau de capacidade analítica para fazer as correções de rota adequadas de acordo como ele enxerga a instalação.

Uma piada recorrente no nosso setor é que os sistemas mais bem operados são os que não tem operador. De fato, pior que não ter operação qualificada é ter alguém inabilitado atrás o monitor brincando de apertar botões. Obviamente existem muitas exceções, temos clientes com os quais fizemos belíssimos projetos de grandes datacenters bem sofisticados que tem seus projetos literalmente na mão e conseguem reduzir seu PUE ano após ano. Tem também muita gente boa no comando de shopping centers e condomínios fazendo um belo trabalho, mas infelizmente são exceções.

A boa notícia é que a tecnologia evoluiu muito, hoje todos os sistemas de automação modernos podem ser operados via internet através de browsers standard de mercado sem nenhuma parafernália adicional de TI. As conexões de internet estão muito mais seguras e confiáveis e os preços caíram drasticamente. Como o tráfego de informações é bem pequeno a largura de banda necessária é muito baixa, se encaixando em qualquer plano de internet disponível hoje no mercado.

Então abre-se um outro universo, o da operação remota via internet, realizada por equipes realmente qualificadas para tal. Equipes treinadas para tal função e com expertise necessária para extrair muito mais eficiência, que não para nunca pois funciona em regime de 24x7x365 dias por ano, que além de trazer muita economia de insumos vai custar mais barata pois seu custo centralizado via internet é muito menor do que possuir equipe local dedicada.

Faz ou não faz sentido?

Acreditamos que caminhamos para uma nova era na operação dos sistemas de automação predial. Nossa empresa presta um serviço de operação remota com um viés muito forte de engenharia, experiência acumulada por nossa equipe em todos esses anos de vivência, venha nos conhecer.

Deixe um comentário

Posts Relativos